Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicologia clínica que trabalha com a identificação de padrões comportamentais, estilos de pensamentos, sentimentos e emoções que podem ser disfuncionais e, consequentemente, acabam trazendo prejuízos para o sujeito.
O acompanhamento terapêutico auxilia o paciente a perceber esses padrões e em conjunto com a psicóloga elaborar um plano de ação, com base em técnicas adequadas para trabalhar a demanda/dificuldade individual de cada pessoa.
Quais os pilares que a TCC te oferece para auxiliar no seu processo de mudança?
Identificação de padrões: Reconhecer e compreender padrões de pensamento e comportamento que contribuem para o sofrimento emocional.
Questionamento de crenças: Identificar e desafiar interpretações e pensamentos negativos e distorcidos, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptativos.
Aprendizado de habilidades: Desenvolver habilidades práticas para lidar com desafios emocionais e interagir de forma mais eficaz com o ambiente, através de técnicas como exposição gradual e reestruturação comportamental.
Técnicas de relaxamento: Ensinar estratégias para reduzir a resposta ao estresse, como relaxamento muscular progressivo, respiração profunda e mindfulness.
Se você está enfrentando isolamento social, baixa autoestima e dificuldades na comunicação então é muito provável que você se identifique com essas dificuldades:
Baixa autoestima: Desafios interpessoais afetam a visão que você possui sobre si, dos outros e do mundo, levando a sentimentos de inadequação e desvalorização.
Ansiedade social: Pressões sociais geram nervosismo e medo, afetando o conforto em interações sociais.
Conflitos familiares: Relacionamentos familiares complexos dificultam a comunicação eficaz, levando a mal-entendidos e conflitos.
Depressão: Eventos traumáticos na vida, estresse, dificuldades interpessoais, solidão e falta de apoio social podem causar ou piorar a depressão, levando a sentimentos persistentes de tristeza e desinteresse.
Estresse no trabalho: Sobrecarga de tarefas, prazos apertados, ambiente de trabalho tóxico, falta de autonomia decisória, conflitos interpessoais e falta de suporte da liderança podem dificultar a percepção positiva do trabalho, levando a sensação de exaustão no trabalho.
Compulsão alimentar: Sintomas de ansiedade, desregulação emocional e padrões de comportamento alimentar aprendidos faz com que você busque um alívio na comida, gerando descontrole e exagero com a alimentação.
Quando você deve procurar terapia?
Se sente emocionalmente sobrecarregada(o)?
Se responsabiliza por tudo e por todos que estão à sua volta?
Não se sente confiante em relação a sua capacidade ou a sua imagem?
Tem medo de fazer algo e ser julgada(o) por outras pessoas?
Sente que está sem energia para fazer coisas do dia a dia?
Percebe muitos pensamentos ao longo do dia, sem conseguir se “desligar”?